Como Criar Um Mapa Completo De Uma Campanha De Vendas Online Para Uma Empresa Offline

 

Nos últimos 15 meses tenho me dedicado ao estudo e validação de campanhas de vendas online. A cada dia que passa fica mais evidente que vender todos os dias é a única forma de manter uma empresa segura e forte.

E ste artigo tem por objetivo mostrar para você empresário a melhor maneira de colocar em prática o que eu chamo de Mapa Completo de uma campanha de vendas online.

Esse é um mapa que pode ser implementado na sua empresa e é divido em 3 partes:

1. Planejamento de negócios
2. Planejamento de lucro
3. Planejamento de campanhas

Abaixo vou tratar das 3 partes, mas é importante que na medida que for lendo o conteúdo, você imagine as informações sendo aplicadas no seu negócio.

”Empresário se o seu objetivo é Vender Todos os Dias, eu aconselho fortemente você seguir as estratégias de Campanhas de Venda de Vendas Online. É imprescindível fazer uma combinação entre oferta e conteúdo.”

 

1 – Planejamento de Negócios

Como o nome já diz aqui é o ponto central para criar uma linha mestre do seu negócio, e a melhor forma para isso é seguir as seguintes perguntas:

• Qual estratégia a sua empresa usa para se manter lucrativa?
• Como sua empresa pode aumentar o faturamento sem impactar brutalmente os custos?
• Como criar novas fontes de receita para sua empresa sem precisar alterar o volume atual de clientes?

Você empresário acredito que saiba que atualmente um dos grandes problemas das empresas é a margem de lucro. Muitas empresas estão rodando com suas margens de lucro negativas, e isso não se da necessariamente porque não estão vendendo, mas sim porque suas margens estão no negativo e isso ocorre por falta de planejamento e metas bem claras. Empresário você pode incluir no seu negócio o Planejamento de Negócios respondendo as 3 perguntas que mencionei acima.

 

2 – Planejamento de Lucro

Lembra que eu falei sobre metas claras no Planejamento de Negócios? Então, estar ciente dos números é o que você pode fazer agora pela sua empresa.

Abaixo segue 3 perguntas que irão ajudar você na definição de metas claras.

• Qual a margem de lucro ideal para sua empresa?
• Qual o máximo que sua empresa pode investir para adquirir um novo cliente?
• Qual o seu planejamento de tempo para atingir o ponto de equilíbrio?

Se você quer que o planejamento da sua empresa seja mais pé no chão, recomendo fortemente você aplicar essa seqüência de perguntas.

 

3 – Planejamento de Campanhas

Munido das informações acima, você já pode começar a bolar suas estratégias de marketing digital de forma organizada com previsibilidade e lucro.

Você empresário precisa entender que o planejamento de campanhas está dividido em 5 pilares que vou tratar resumidamente abaixo.

Pilar 1 – Seqüência de campanhas

As campanhas são caracterizadas pelo poder da segmentação e identificação em qual estágio de compra o cliente está.

Aqui existe 3 tipos que você pode aplicar no seu negócio:

• Aquisição
• Ativação
• Monetização

O grande problema é que os empresários se concentram apenas em rodar campanhas de monetização, focando o faturamento apenas num produto principal.

Um dos principais benefícios das campanhas de Aquisição e Ativação é que geram uma lista de email qualificada e preparam o cliente para compra.

Pilar 2 – Seqüência de conteúdos

Quando eu falo em seqüência de conteúdos estou me referindo a formatos que você irá entregar para sua audiência.

Os formatos podem ser desenvolvidos das seguintes maneiras:

• Cartas de vendas
• Aula Online
• Mini treinamentos
• Artigos + ofertas
• Vídeos + ofertas

Esses formatos podem ser adaptados dependendo do seu negócio, muda de acordo com o perfil do seu serviço ou produto.

Pilar 3 – Seqüência de e-mails

Cada campanha possui sua sequencia de email individual que é dividida em 4 fases:

• Atração
• Segmentação
• Engajamento
• Oferta
• Reset de atenção


Para cada campanha que você estiver desenvolvendo, existe um método diferenciado de relacionamento com sua lista, e essa relação precisa ser respeitada para o sucesso da campanha.

Pilar 4 – Seqüência de ofertas

Empresário se o seu objetivo é vender todos os dias, e eu aconselho fortemente você seguir essa estratégia, é preciso fazer uma combinação entre oferta e conteúdo. Algumas estratégias podem ser aplicadas, como:

• Oferta com data limite
• Bônus
• Vagas limitadas
• Evento presencial

Aqui a grande jogada é você ter variedade de ofertas, vários estímulos que motivem a compra.

Pilar 5 – Seqüência de produtos

Um cenário bastante comum no Brasil são empresas que oferecem apenas um produto, deixando dinheiro na mesa, pois não sabem que podem ofertar outros de várias maneiras. A seqüência de produtos contribui com a aquisição de novos clientes e elimina os custos fixos, pois o lucro adquirido nas campanhas de aquisição pagam os investimentos em tráfego.

Como funciona o Mix de Produtos

• Produto de baixo valor – exemplo: E-book R$7,00 – alto número de vendas
• Produto de médio valor – exemplo: Treinamento online R$297,00 – vendas moderadas
• Produto de alto valor – exemplo: Grupo online R$6.000,00 – vendas moderadas
• Produto premium – exemplo: Grupo de negócio presencial R$20.000,00 – vendas limitadas

Pra entender melhor, imagine que você tem um produto de R$6.000 reais, se esse for o seu único produto, sua conversão será bem menor do que se você tiver vários produtos para oferecer pro mesmo cliente.

Quando você entender a maneira certa de ofertar para os clientes certos, seu sistema de vendas online estará gerando faturamento recorrente.

E é exatamente aqui que muitas empresas erram, elas simplesmente possuem o mesmo produto e oferecem sempre da mesma forma ou ainda não possuem um planejamento estratégico formado.

Bom agora eu quero falar com você que é empresário, que está aí representando diariamente o seu negócio, que está com dificuldades de conseguir atrair clientes que tem mais haver com seu produto ou serviço...

Quero falar com você sobre um modelo de vendas, mais precisamente um modelo de campanha para que você possa atrair as pessoas certas para o seu negócio... um modelo que tem o poder de gerar lucro e previsibilidade para a sua empresa... e você pode ter a oportunidade de implementar no seu negócio, mas atenção, é melhor que você comece a fazer isso antes que seus concorrentes comecem a fazer... Porque uma vez que seu concorrente se posicionar, pode ser muito tarde para você.

Bom agora é com você...

Se você tem interesse em conhecer mais detalhadamente como funciona as Campanhas de Vendas Online.

Abaixo tem um botão que encaminhará você para um breve formulário.

Assim que recebermos o seu formulário, um membro da nossa equipe ligará para o seu telefone para explicar o passo a passo da campanha e também para conhecer melhor você e seu negócio.

Ismail Oliveira
Ismail Oliveira
Empresário Co-fundador da Posicione-se, Especialista em Vendas Online e Graduado em Sistemas de Informação.

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