Como Destravar o Crescimento e as Vendas do Seu Negócio

 

Oi, hoje eu quero bater um papo com você empresário, dono de negócio que está com a grande meta de aumentar as vendas, de vender todos os dias, de crescer sua empresa... de levar a sua empresa para o próximo nível.

M eu objetivo com este artigo é mostrar para você empresário como que destrava as vendas e o crescimento do seu negócio e como que você identifica quais são os pontos que estão travando o crescimento da sua empresa. Muitos empresários chegam até mim e dizem, "Ismail a minha empresa tem o potencial de no mínimo dobrar de tamanho, a gente sabe que tem um mercado em expansão, a gente sabe que nosso produto tem qualidade, que tem ajudado as pessoas... o que precisamos são estratégias para levar o nosso produto ao maior número de pessoas, ampliar o nosso mercado... enfim ir para o próximo nível."

A verdade é que muitos empresários estão vivenciando este mesmo problema que é não conseguir destravar o crescimento das suas empresas, e quando eu digo destravar é de uma maneira previsível, de uma maneira lucrativa, de uma maneira segura e obviamente toda empresa que cresce, as vendas também precisam crescer proporcionalmente.

Crescimento em vendas, está totalmente ligado ao crescimento da empresa.

 

Mas antes de eu falar como você faz para destravar as vendas do seu negócio, deixa eu te fazer uma pergunta.

Por que as empresas param de crescer?

O que acontece é o seguinte, muitas empresas começam e elas de fato não tem uma curva de crescimento, elas começam pequenas e se mantém pequenas. Esta é uma situação.

No entanto, algumas empresas que começaram pequenas, foram crescendo, começaram a expandir, mas em um dado momento as coisas pararam de acontecer, ou seja, a empresa estacionou o crescimento. É como se tivesse um teto que a empresa não passa deste ponto.

Esse teto de crescimento pode ser de faturamento, novos clientes... alguma coisa que o empresário não conseguiu identificar e impede que a empresa continue crescendo.

Então porque uma empresa que estava em ascensão, estava numa curva de crescimento e de repente acontece algo que dali em diante ela não passa, e o que é pior, ela começa a regredir, ela começa a cair. Por que será que isso acontece?

Bom, eu vou mostrar algumas dessas coisas que acontecem quando uma empresa trava, o que acontece e o porque. Vou mostrar alguns elementos para você empresário parar, prestar atenção e analisar uma solução para o seu negócio.

O que acontece quando uma empresa trava, ela começa a correr grandes riscos, porque no processo de crescimento a empresa começa a investir mais, a empresa aumenta a equipe, a empresa aumenta os investimentos, a empresa faz melhorias nos produtos, o empresário sente que sua empresa está indo para uma nova fase e merece uma atenção maior, um cuidado maior nos processos, ferramentas, etc. Então, este é um momento de grandes investimentos que começam a ser feitos, o empresário começa a faturar mais, começa a aumentar o lucro e ele então começa a investir mais na sua empresa. Investe em equipe, investe em tecnologia, investe em ferramentas, investe em processos, investe em educação, ou seja, começa a fazer diversos investimentos em várias áreas.

E aí quando ele está lá pronto pra crescer mais, pronto para faturar duas, três vezes mais, alguma coisa acontece e a empresa trava. Só que agora ele está travado com uma equipe maior, com investimentos maiores, com uma série de modificações que o empresário fez com o objetivo de alavancar a empresa como um todo. E agora, infelizmente começam os grandes riscos.

Empresário, você como dono de negócio, como CEO da sua empresa, precisa prestar atenção.


70% dos CEO's das empresas eles falham na execução, este é um dos grandes problemas que travam o crescimento das empresas. Os empresários definem um plano de crescimento para suas empresas, definem uma visão de futuro, definem metas, definem objetivos, criam todo um planejamento estratégico para o futuro, no entanto falham na execução.

 

E boa parte da execução falha no processo de vendas, falha no processo de publicidade, falha no processo de comunicação, ou seja, o empresário começa a falhar na execução das suas estratégias de vendas, na sua estratégia de comunicação, na sua estratégia de posicionamento de mercado, na sua estratégia de diferenciação da concorrência, ou seja, a execução começa a falhar em vários pontos.

Outro elemento que influencia no crescimento das empresas é chamado de Ciclo de Vida do Produto. Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso, mas eu quero ressaltar um ponto que poucas pessoas se atentam.


Basicamente o Ciclo do Produto é formado por 4 fases:



Fase da Introdução: que pode ser resumido como sendo um produto que acabou de chegar no mercado, que tem poucas vendas, alto custo e uma margem de lucro pequena. Aqui é a fase da dúvida, o produto está sendo introduzido no mercado, não está validado.

Fase de Crescimento: é caracterizada pelo aumento das vendas, redução no custo e aumento na margem de lucro. Aqui entra a fase do crescimento, o produto tem potencial pois já foi validado no mercado.

Fase da Maturidade: aqui onde a empresa começa a vender constantemente, já reduziu o custo e está lucrando, este é conhecido como o paraíso das empresas porque está dando tudo certo. Aqui os produtos que estão nesta fase são considerados os produtos Vaca Leiteira, são produtos que pagam as contas da empresa e que geram lucro para o negócio.

Fase do Declínio: por alguma razão, por algum travamento a empresa entra na fase do declínio, as vendas começam a cair, os custos se mantém e a lucratividade começa a despencar. Aqui geralmente são produtos que as pessoas não querem mais, as pessoas não valorizam mais, ficam pedindo descontos ou as pessoas substituíram por um mais barato.


 

Portanto, muitas vezes o empresário:

1. está com problema na execução do que vai fazer
2. está com um produto que está Ciclo de Produto na fase de Declínio

Se você está passando por isso precisa analisar muito bem... O que acontece é que não obrigatoriamente você precisa trocar de produto, porque as vezes o produto entrou na Fase do Declínio não porque está com problema na sua estrutura, mas sim na maneira que é vendido.

Em outras palavras a copy do seu produto, a oferta do seu produto, a promessa daquilo que você está vendendo, ou seja, as vezes você está tratando de um benefício do seu produto que as pessoas simplesmente nao se interessam. Porém existem outros benefícios que as pessoas podem se interessar, muito mais.

Então, em alguns casos o que seu produto ou serviço precisa para voltar a crescer e voltar para fase de crescimento é você :

- Reformular a sua entrega
- Reformular a sua promessa
- Reformular a sua copy
- Reformular a sua oferta

Bom é exatamente este processo de identificar os problemas de execução dentro do negócio e tirar produtos do Ciclo de Declínio e ir pra um oceano azul que eu tenho ajudado empresários para que possam avançar de uma fase pra outra.

Eu vou ensinar você empresário como que você sai de uma estagnação nas vendas, para um crescimento. Como que você faz para ter um faturamento recorrente no seu negócio, e assim você possa faturar e crescer de forma sustentável.

Entenda estes 4 pontos para aumentar as chances de crescimento do seu negócio


• MERCADO: Você precisa analisar o seu mercado
• PRODUTO: Você precisa identificar o ciclo do seu produto
• MODELO DE NEGÓCIO: Qual o melhor e mais adequado modelo de negócio para sua empresa
• POSICIONAMENTO: Você precisa identificar uma brecha no mercado pelo simples fato que proporciona que você possa gravar o nome da sua empresa, a sua promessa, na mente do seu consumidor e mostrar o quão diferente você e quanto o seu produto pode ajudar.

Agora se você quer que eu pessoalmente te ajude na criação de cada uma das etapas (MERCADO, PRODUTO, MODELO DE NEGÓCIO e POSICIONAMENTO), tudo integrado e automatizado a uma Campanha de Vendas Online desenhada para vender todos os dias.

Se você decidir, você irá fazer parte de um grupo de empresários que será ajudado por mim, então aqui abaixo tem um botão onde você será direcionado para um pequeno formulário pra que eu possa entender um pouco da sua empresa, sobre as dificuldades que está enfrentando, quais os desafios, qual o Ciclo que seu produto está.

Assim que recebermos o seu formulário, um membro da minha equipe ligará para o seu telefone para explicar o passo a passo da campanha e conhecer melhor você e o seu negócio.

Ismail Oliveira
Ismail Oliveira
Empresário Co-fundador da Posicione-se, Especialista em Vendas Online e Graduado em Sistemas de Informação.

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